12/12/2018 | Assessoria de Imprensa

ABVESC: Bombeiros voluntários fazem duas capacitações pela USAID/OFDA

Bombeiros voluntários de 12 corporações participaram em Guaramirim, de 30 de novembro até dia 9 deste mês, de capacitações ministradas por instrutores da USAID/OFDA, escritório do governo norte americano que presta assistência de emergência em resposta a crises e desastres internacionais, e foi viabilizado por meio ABVESC. O Curso de Capacitação para Instrutores (CPI) foi realizado nos Bombeiros Voluntários de Guaramirim e, o de Resposta para Emergências com Produtos Perigosos (REPP), nas dependências do Senai.

A capacitação em REPP torna os bombeiros voluntários aptos a melhor atender a população quando acionados em sinistros que envolvem produtos perigosos das mais diversas formulações. O CPI, por sua vez, transmite técnicas de difusão de conhecimento para o ensino. Os instrutores foram Nelson Mello,Vicente Lapolli e Simone de Jesus.


Turma do curso de Resposta para Emergências com Produtos Perigosos (REPP)

“A participação dos 43 bombeiros voluntários na semana de capacitação revela a vontade que esses profissionais possuem de aprimorar conhecimentos. O grupo está de parabéns. Fica, desde já, o convite para as próximas edições destes cursos e para outros que serão oferecidos”, disse Jakson Mandelli, representante da ABVESC perante o USAID/OFDA e chefe de instruções do Núcleo de Ensino e Instrução (NEI) dos Bombeiros Voluntários de Caçador.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Guaramirim, Maicon Ewald, coordenador local do treinamento, ressaltou a importância dos dois cursos para o desenvolvimento das corporações e, em especial, dos bombeiros. “Capacitar 43 bombeiros em uma semana, em duas áreas, é um resultado extremamente positivo”, disse Ewald. “Estamos sempre prontos ao desenvolvimento e a atender a comunidade da melhor forma possível”.

Durante a semana, a corporação de Guaramirim respondeu pela estrutura dos cursos e logística dos instrutores e bombeiros voluntários. A equipe teve suporte, ainda, da corporação de Jaraguá do Sul, que cedeu alojamentos.

Sobre as instruções

O curso de Capacitação para Instrutores (CPI) é a edição brasileira do treinamento desenvolvido pelo órgão de assistência a desastres dos Estados Unidos (USAID/OFDA) e que tem sido empregado com sucesso em países da América Latina e Caribe. Tem o propósito de atualizar professores e capacitar profissionais de diferentes qualificações para atuarem na área do ensino/treinamento. Foi introduzido no Brasil, a partir de 1992, por meio de convênio com o Núcleo de Treinamento para Prevenção de Emergências da Região Sul (Cetrem), órgão suplementar da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Já o REEP proporciona desenvolvimento das habilidades e técnicas necessárias para reconhecer a presença de produtos perigosos, identificá-los, avaliar e promover o atendimento inicial de uma emergência com tais produtos no nível de primeira resposta, garantindo a segurança pessoal, de terceiros, de bens e do ambiente, assim como acionar os órgãos especializados quando necessário.


Bombeiros do participaram do curso de Capacitação para Instrutores (CPI)

 

Quem participou │Corporações representadas nos cursos

REEP – 20 Bombeiros voluntários
CPI – 23 Bombeiros voluntários


Araquari
Caçador
Guaramirim
Ilhota
Itaiópolis
Jaraguá do Sul
Joinville
Pomerode
São Francisco do Sul
Schroeder

Caçador
Guaramirim
Ibirama
Ilhota
Itaiópolis
Jaraguá do Sul
Massaranduba
Pomerode
São Francisco do Sul
Schroeder

 

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore