06/10/2019 | Assessoria de Imprensa

17 empresas participaram do 2º Desafio das Brigadas de Joinville

 
Equipe Menegotti Indústrias Metalúrgicas recebeu medalha e troféus pela conquista do primeiro lugar (Fotos: Jailson Foto Eventos)

A segunda edição do Desafio das Brigadas Industriais de Joinville reuniu 136 brigadistas de 17 empresas de Joinville e região, das 8h às 12h, sábado (28.setembro), no Centro de Treinamento dos Bombeiros Voluntários de Joinville. O evento foi promovido pelo Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (Acij) em parceria com a corporação. A equipe da Menegotti Indústrias Metalúrgicas, de Schroeder, foi a campeã. Os troféus de segundo e terceiro lugares ficaram com os times da Kavo Kerr e Tigre, respectivamente.

No discurso de boas-vindas, o vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Ivan Hudler, destacou o crescimento no número de participantes comparado com a primeira edição — em 2018 seis equipes participaram das provas. “Vocês são a inspiração para que mais empresas estejam entre nós nos próximos anos”, disse.

As brigadas, compostas por oito integrantes, passaram por um circuito com 20 obstáculos que simularam situações de combate ao fogo com uso de água e extintor, além de primeiros socorros. A novidade nesta edição foi a aplicação de teste de conhecimento sobre a atividade dos brigadistas.

O coordenador da brigada da Menegotti, Cláudio Mateus, disse que o primeiro lugar coroou um período intenso de treinamentos, especialmente no mês que antecedeu a competição. Segundo ele, a participação no Desafio e a conquista vão servir para aprimoramento das técnicas e também busca de ainda mais apoio dentro da empresa. “Mostrou que valeu a pena acreditarmos e que segurança no trabalho é investimento.”

Sidney dos Santos Teixeira, coordenador dos bombeiros voluntários e representante do comando no CBVJ no Desafio, observou que a competição impacta diretamente na atuação das brigadas na prevenção a acidentes dentro das empresas uma vez que as provas simularam situações de rotina, além de contribuir com o aprimoramento dos brigadistas. “Para a corporação também é importante porque sabemos que podemos contar com uma equipe preparada para dar a primeira resposta e apoio para os bombeiros em caso de emergência nas empresas.”

O reflexo na expertise dos grupos também foi destaca pelo presidente do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, Maciel Alexandre de Moraes. “Acredito que a troca de informações com as boas práticas entre as empresas participantes vai fortalecer e contribuir com a prevenção em emergências, tanto nas áreas industrial como também na comunidade.”

Tradição

O Desafio das Brigadas Industriais foi criado no ano passado com o propósito, também, de resgatar a antiga Competição de Brigadas Industriais de Joinville e Região (Combiville), que ocorreu até 2009 depois de 30 edições, organizada pela Associação dos Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional de Joinville (APSSOJ).  O evento chegou a ser o maior do gênero do país, com a participação de brigadistas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Para Mário Renê Baumrucker, bombeiro voluntário e chefe da Equipe Tradição — grupo integrado por bombeiros com mais de 25 anos de atuação operacional e que participou de várias edições da Combiville, foi gratificante prestigiar e vivenciar o renascimento do movimento de integração das brigadas. “Quanto mais treinamento e mais prevenção houver, menos acidentes vamos ter dentro das indústrias.”


Brigadas e equipes de apoio que participaram do 2º Desafio das Brigadas Industriais de Joinville no Centro de Treinamento dos Bombeiros Voluntários de Joinville

 

Como ficou │ Classificação geral

1º lugar: Menegotti Indústrias Metalúrgicas      — 1min20seg86
2º lugar: Kavo Kerr                                            — 1min23seg39
3º lugar: Tigre Tubos e Conexões                     — 1min29seg12

4º Docol Metais Sanitários
5º General Motors
6º Tupy S.A.
7º Fremax
8º Britânia Eletrodomésticos
9º Incasa Produtos Químicos
10ºTermotécnica
11º Embraco
12º Comunidade Deus Provedor
13º Opa Bier
14º Whirpoll S.A.
15º Ciser Parafusos e Porcas
16º Companhia Fabril Lepper
17º Granaço Fundição de Aço

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore