24/08/2020 | Assessoria de Imprensa

Corporação de Jaraguá do Sul comemora 54 anos

Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul comemoraram os 54 anos de fundação neste sábado (22.agosto), em uma cerimônia simbólica e restrita a poucos convidados, em atendimento aos protocolos de prevenção ao coronavírus causador da doença inflamatória Covid-19. Ao meio-dia o comandante Neilor Vincenzi e o ex-comandante (e que ocupou o posto por 25 anos), Hermínio Lucioli, acionaram a sirene instalada na torre da unidade, no centro da cidade.

O presidente da Associação, João Alfredo Silveira, falou que a comemoração da data é motivo de grande satisfação para todos que fazem parte da corporação. “Nesses anos, a entidade cresceu, ocupou um espaço importante”, disse. Silveira também destacou outras conquistas no decorrer da história da corporação, como o Centro de Atividades Técnicas, que desde 1988 responde pela verificação do cumprimento das normas de prevenção de incêndio no município por meio de convênio com a Prefeitura; o centro de capacitação, o primeiro neste formato dentro dos bombeiros voluntários no país; além da expansão dos serviços como o atendimento pré-hospitalar e o resgate veicular. “O toque da sirene foi a nossa homenagem e o agradecimento aos bombeiros e demais voluntários por todos estes anos de trabalho.”

História – Quando foi fundado, em 1966, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, acionava os bombeiros para o combate a incêndio por meio de telefonemas individuais, recurso restrito na época por causa da pouca cobertura do sistema. Dois anos depois ocorreu a tão esperada inauguração de sede própria, com uma torre. Ali eram colocadas as mangueiras para secar e, no alto, instalada a importante fonte de comunicação com os bombeiros voluntários, a sirene.

Naquele tempo, não havia contingente fixo de bombeiros. A ligação para aviso de incêndio caia no escritório das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e um funcionário da autarquia estatal se dirigia para a corporação e acionava o alarme. Era o toque da sirene, também que convocava os bombeiros voluntários para as reuniões e treinamentos realizados às quartas-feiras, sempre às 19h. Nos últimos anos, com as novas tecnologias de comunicação, a convocação de bombeiros por meio da sirene foi desativo.

O equipamento, contudo, sempre esteve em condições de uso, juntamente às antigas cornetas fundidas em ferro e que posteriormente foram substituídas por inox. Agora, seguindo a tradição, voltará a ser acionado em situação de emergência de grandes proporções para alertar os bombeiros voluntários. 


Bombeiros, diretoria e convidados para o aconamento da sirene em comemoração aos 54 anos da corporação de Jaraguá do Sul

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore