Prevenção

Estas atividades compreendem duas ações principais nas corporações. A primeira delas é o acompanhamento da legislação estadual de prevenção a incêndios e pânico por meio de convênio de operação entre as prefeituras e as corporações de bombeiros voluntários. Nesta ação, os bombeiros fazem a análise dos projetos preventivos para verificar, se as edificações e as atividades econômicas instaladas nelas cumprem os requisitos mínimos de segurança contra incêndio e pânico.

Outra ação quanto a prevenção se dá mediante ações de educação e treinamento por meio palestras e cursos diretamente nas comunidades onde os bombeiros voluntários estão inseridos. A atuação ocorre nas empresas, escolas, associações de classe e de moradores, ou em parcerias com órgãos e secretarias do poder Executivo municipal em projetos específicos (Escola Cidadã, Bombeiro na Escola, prevenção a acidentes aquáticos, entre outros) e, ainda, o Bombeiro Mirim.

Com essas atividades as corporações de bombeiros voluntários disseminam os conceitos de prevenção a incêndio e acidentes em diferentes segmentos sociais e em todas as regiões do Estado. No decorrer de 2018 foram realizadas 51.842 atividades de prevenção.  As vistorias das edificações e análise de projeto preventivo de incêndio representaram 42.176 deste total; já as palestras e capacitações nas comunidades somaram 9.666 atividades.

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore